segunda-feira, 28 de março de 2011

Os sonhos de Grete Stern - sonho nºzero










Fotomontagens feita por Grete Stern. Judia-alemã, ela e seu marido deixaram seu país e exilaram-se em Buenos Aires em 1936. Ela tinha uma coluna numa revista (Idílio –
La revista juvenil e feminina, de 1948 a 1951) que se intitulava "El psicoanálisis le ayudará" na qual as leitoras enviavam seus sonhos que eram analisados e interpretados na revista.
As fotomontagens de Stern são a princípio "a tradução de uma tradução e representam o segundo grau de mediação entre a sonhadora e seu teatro onírico" mas se a imagem e a interpretação são algumas vezes redundantes, outras vezes a imagem ganha autonomia, oferecendo uma visão estranha, bizarra, inquietante, angustiante e cômica para aquilo que se limita a uma argumentação racional. Uma espécie de "sonho dentro de sonhos".


Suas fotomontagens estiveram em exposição aqui em São Paulo em 2009 e foram para o Rio em 2010 (acho). Eu fui ver e me apaixonei. Quando tive a idéia de recomeçar a escrever meus bizarros sonhos, ela foi a primeira ou o primeiro post que me veio em mente. 

E aqui começa mais uma parte da minha cabeça. 

ps- não me responsabilizo pelas palavras ou melhor, sonhos que serão escritos. 

Karina

1 comentário:

AnaCarolAbiahy disse...

incrível, quanto mais se divulgar a obra dela melhor. acabo de ver uma exposição no Malba. sai fascinada, ate tem a ver com o tema que trabalhei no meu mestrado, sobre as angústias e inadequações do sujeito feminino naquela época. tomara que voce lembre dos seus sonhos rsrss e continue com o blog.